Downloads de Estudos Bíblicos

 

ESTUDO DO LIVRO DE GÊNESIS.docx (116,8 kB)  60 paginas em words

ESTUDO DO LIVRO DE ROMANOS .docx (63,7 kB) 27 paginas




 

 

SÉRIE LIBERTAÇÃO

 

Tentação!!! Como nos livramos dela?

 

Texto: Mateus 26:36-46
Versículo chave: 41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.
 
Queridos, vemos no contexto dessa passagem a situação em que Jesus se encontrava. A palavra diz que Ele fala com Pedro e Zebedeu que sua alma estava profundamente triste e que Ele necessitava que eles vigiassem, enquanto Ele se retiraria para orar. E vemos aqui os discípulos sendo tentados pelo diabo a dormir e ficarem invigilantes. A ação mais direta de satanás na vida do homem, é pela tentação. Esta ação se dá através da mente, com idéias e pensamentos malignos, objetivando fazer com que o homem ceda e eventualmente venha a pecar. E é sobre esse tema que vamos falar hoje. Tentação! Como nos livramos dela?
 
O direito de satanás em tentar o homem, vem desde o principio da humanidade e começou através da vida de Adão e Eva. Talvez você pergunte: - Mas qual o propósito de Deus em permitir que satanás tentasse o casal Adão e Eva?
 
Por uma razão muito simples, amados! Deus não quer que o homem o ame e o glorifique por obrigação. Deus quer adoradores espontâneos. Homens e mulheres que façam a opção de servir ao Senhor de livre e espontânea vontade.
 
Assim como satanás induziu Eva a tomar a decisão de desobedecer a lei de Deus, assim ele faz com o homem, e Deus permite que passemos por tentações, para que tenhamos a liberdade de escolher entre servir a Deus em obediência ou servir ao diabo com a desobediência. Sabemos que o pecado é a quebra da lei de Deus. E se o homem decide fazer algo errado, isso significa que a sua vontade foi contaminada. A sua vontade não é mais pura. Olha pro irmão que está ao seu lado e diga: se você decide fazer algo errado, isso significa que a sua vontade foi contaminada.
 
Veja o que Jesus fala sobre a simples intenção de pecar em Mateus 5:28:
“Eu porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no coração, já adulterou com ela”
 
E isso serve também para as mulheres que olham para os homens e ainda dizem: hum! que filé! Misericórdia! Sai dela tentação!
 
Queridos! A intenção já é a decisão no coração em agir da maneira certa ou errada. No momento em que a intenção impura é gerada, a pessoa já se contaminou e já está em pecado, porque a vontade de Deus, é que sejamos puros em nossos pensamentos.No capítulo 4:8 de Filipenses, vemos essa vontade do Senhor pra nós:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”
 
Vemos assim que o objetivo de satanás e seus demônios, na tentação, é contaminar a nossa vontade.
 
Quando somos tentamos, nossa mente é corrompida, (no sentido espiritual). Antes de pegar o fruto e comer, ou seja antes do corpo obedecer à vontade, a mente de Eva já havia sido contaminada pela tentação.Porque, toda batalha à nível da tentação, ocorre no nível da mente (vontade).
 
Quando o pastor recomenda que não fiquemos horas a fio na frente de uma TV é exatamente para evitar a contaminação. Quanto mais o homem deixa sua mente ser contaminada por todo tipo de violência, terrorismo, corrupção, pornografia, novelas, filmes, matérias e programas tendenciosos, e que não prestam, que não nos acrescentam absolutamente nada de bom, mais fácil será para satanás e seus demônios terem êxito em seus ataques de tentação, pois a mente já está totalmente contaminada, e o trabalho deles será mínimo.
 
O apóstolo João nos mostra em 1 João 2:16, três enfoques diferentes que satanás usa para tentar contaminar nossa vontade:
“Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”   “ ... e o mundo jaz no maligno” (1 Jo 5:19)
 

Vejamos então:
 
A palavra concupiscência no dicionário Aurélio significa “apetite sexual excessivo” e no sentido espiritual significa “vontade pervertida”.
 
Ele aponta três níveisconcupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida. Ou seja a vontade pervertida da carne e a vontade pervertida dos olhos despertam em nós a cobiça pelas coisas que vemos e aí vem a contaminação decorrente da soberba da vida, ou seja o orgulho de ter, de poder,de ser alguma coisa, etc., se instala na mente.
 
Quando Eva foi tentada, satanás usou esses três enfoques: (Gn 3:6) NVI
 
Tentação da carne: “Quando o mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar”
Tentação dos olhos: “era atraente aos olhos”
Soberba: “e além disso, desejável para dela se obter discernimento”
 
A serpente já havia contaminado a mente de Eva antes, dizendo (Gn3:4) que se eles comessem aquele fruto que Deus havia proibido com certeza que eles não morreriam, como Deus havia falado. Bobagem!!! Deus falou isso porque se vocês comerem esse fruto vocês se tornarão tão poderosos quanto Ele. Terão tanto entendimento quanto Ele.
 
Queridos, o diabo não tem brincado de destruir! TODA intenção de satanás é de nos trazer o mal. De nos levar ao engano, nos oferecendo oportunidades, negócios, facilidades, que nos darão lucros, sucesso, vantagens.... aparentemente não nos farão mal, mas que na verdade é puro engano! E se caímos na tentação, temos que depois arcar com os prejuízos, os danos morais e físicos. O que ele quer de fato é nos fazer crer que algo é falso, seja verdadeiro, pois ele é o pai da mentira como está escrito em João 8:44.
“Ele jamais se firmou na verdade porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.
 
E ele vai usar que estiver pela frente. Não importa. Ele vai usar um vendedor esperto, que quer tirar vantagens na venda e vai lhe fazer propostas tentadoras para você ter vantagem naquele pedido grande. - Apenas alguns ajustes e o fornecedor nem vai perceber. Metade vem com nota metade sem nota, e você vai ter um ganho sensacional!
 
Outros vão dizer: Bobagem! Bebe só um gole, você não ta querendo virar santo né? Só hoje, e demais a mais seu pastor nem está aqui. O que é que tem? Deixa de ser frouxo cara! Vai agora obedecer a ordem de pastor?
 
Pedro caminhava com Jesus lado à lado, todos os dias e um belo dia ( Mateus 16: 21 em diante ) Jesus começou a instruir seus discípulos à cerca de sua necessidade de ir para Jerusalém, para padecer, ser morto e ressurgir no terceiro dia e Pedro chama Jesus à parte e começa a repreende-lo, dizendo: Senhor tem compaixão de ti. Isso de modo algum acontecerá. E Jesus na mesma hora vendo que Pedro estava sendo usado por satanás lhe repreende dizendo: “Para trás de mim, satanás”! Queridos o diabo usou a boca de Pedro pra tentar enganar Jesus e tirá-lo do propósito que Deus tinha com Jesus na terra, imaginem o que ele não fará para tentar nos enganar?
 
Como nos livramos desses enganos??? Como nos livramos dessas tentações?
 
O homem infelizmente tem perdido o conceito de que a “verdade é absoluta” e isso tem trazido muitos enganos (Fala pra si mesmo – A Verdade é Absoluta). Por isso preste muita atenção.
 
Quantas vezes ouvimos as pessoas falarem “Fica com a tua verdade que eu fico com a minha” ou “Isso pode ser verdade pra você, pra mim não”, ou ainda “Todas as religiões levam a Deus, mas cada uma a seu modo” E as pessoas vão aceitando essas mentiras e com isso, a verdade relativa foi se tornando verdadeira. A própria lógica nos ensina que uma proposição ou é falsa, ou é verdadeira, independente de quem a afirme, sendo assim um conceito absoluto e não relativo certo?
 
Não existe o conceito mais ou menos falso ou mais ou menos verdadeiro. Podem dizer vários pontos de vista de uma mesma situação, mas a verdade é absoluta, independente dos que as pessoas digam.
 
Tem muita gente dizendo, que não há verdade que seja absoluta, e quem afirma isso acaba caindo em contradição lógica, pois se a pessoa afirma que não há verdade absoluta, essa afirmativa também não pode ser absoluta. O diabo, de maneira sutil, tem feito as pessoas tentarem mudar o conceito que Jesus nos ensinou. E Ele nos ensinou o seguinte:
“Seja porem, a tua palavra”Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno”. (Mateus 5:37)
 
Com isso Jesus está nos dizendo ou é, ou não é. Não existem meias verdades. Meia verdade é mentira , e isso procede do maligno.
 
Portanto amados, qualquer pensamento que nos venha à mente, que não esteja de acordo com a Palavra de Deus, mesmo que nos apresente a possibilidade de alcançarmos qualquer benefício, tem que ser rejeitado, pois é uma tentativa de engano. E é assim que vamos enfrentar a tentação, com a verdade, porque a verdade vem de Deus e não há mentira que não seja derrubada diante da verdade absoluta de Deus. Amém!
 
Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6)
 
E se você crê que as Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus verdadeira, então você não tem que duvidar dessas palavras!!! Quando Jesus disse “Eu sou o caminho” isso é verdade; quando Ele disse “eu sou a verdade e a vida” isso é verdade; quando Ele disse: “ninguém vem ao Pai senão por mim”você não pode duvidar, você precisa crer nessa verdade.
 
Só existe um caminho: JESUS CRISTO! Só existe uma verdade: JESUS CRISTO!
Só existe vida em JESUS CRISTO! E isso é verdade absoluta. Ninguém muda.
 
Se somos firmes em nossas decisões: Sim, sim, não não; se nos firmarmos na Palavra de Deus, nos mandamentos e preceitos do Senhor, se andamos nos Seus caminhos, jamais daremos lugar ao diabo e venceremos TODAS as tentações. Amém!

SÉRIE LIBERTAÇÃO

 

 

LIBERTANDO-SE DA IMPACIÊNCIA

 

Pv 21.5: Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.

II Tm 2.6,7: O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.

Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.

 

            Comece o estudo dando oportunidade aos discípulos de definirem a palavra “impaciência”.  Ouça, conduza as contribuições dos discípulos e, em seguida, apresente a definição: o mesmo que intolerância, precipitação, pressa, falta de capacidade para esperar.  Depois de apresentar alguns sinônimos à impaciência, lance esta pergunta: Que prejuízos um discípulo pode ter por ser impaciente?

 

a) O prejuízo de retardar a cura para sua alma. O termo “impaciente” descreve uma pessoa que se recusa a ser tratada.  Paciente é a pessoa que se coloca sob tratamento. Quando alguém se deixa tomar pela impaciência está, no mínimo, retardando a cura para sua alma. Você precisa libertar-se de toda impaciência para que Deus opere a cura para a sua alma.

 

Uma das traduções para o Salmo 40.1 é esta: Esperei com paciência pelo Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.  Quem não se coloca com paciência diante do Senhor deixa de receber os benefícios do Seu socorro. Decida se colocar como “um paciente” sob os cuidados do Senhor e Ele se inclinará para você também. 

 

Deus é o médico e você é o paciente. Só Ele sabe o tanto de cura que sua alma necessita. Mantenha-se paciente, sob os cuidados dEle e de quem Ele elegeu para cuida-lo através do discipulado. Lembre-se de que a Igreja é um grande hospital, onde as pessoas chegam enfermas e são tratadas quando desenvolvem a capacidade de se colocarem como pacientes.

 

b) O prejuízo de retardar a conquista de uma Promessa. Quando você é impaciente corre o risco de precipitar-se como Abrão e Sarai o fizeram. O Senhor prometera lhe dar um filho e através dele uma descendência muito grande.  Tais promessas foram feitas em Gênesis 12, quando Abrão tinha 75 anos de idade. Em Gênesis 16, quando Abrão já tinha 85 anos, decidiu gerar um filho através da serva de sua esposa, a egípcia Hagar.  Assim nasceu Ismael, o filho da impaciência de Abrão e Sarai.

 

Aconteceu que o filho da Promessa de Deus era Isaque.  Depois do nascimento de Ismael se passaram mais 14 anos até que nascesse o filho gerado através de Sara.  Nesta ocasião, Abraão e Sara já haviam sido tratados. Aprenderam a se colocar pacientemente sob os cuidados de Deus.  A impaciência sempre coloca em risco as nossas conquistas e vitórias. Ela nos leva a fugir do tratamento de Deus, o que resulta em prejuízos muitas vezes irreparáveis. 

 

c) O prejuízo de perder uma colheita. A impaciência leva a pessoa a rejeitar um plano excelente. O impaciente tenta saltar etapas, burlar regras. Sobre isto o texto de Pv 21.5, transcrito acima, nos alerta. Ao rejeitar os planos de Deus qualquer pessoa afugentará de si as bênçãos, os frutos.

 

Existe um princípio natural que não pode ser burlado: o que planta precisa ser paciente para colher.  Em II Tm 2.6, o apóstolo Paulo lembra do árduo trabalho do lavrador.  Pense nas etapas que precisam ser cumpridas pacientemente pelo agricultor até que possa desfrutar do resultado do seu trabalho. Ainda que ele tenha trabalhado muito, se não tiver paciência até a colheita, tudo se perderá.

 

Nosso trabalho como servos de Deus em muito se assemelha ao do lavrador. Lidamos com frutos fiéis e preciosos que precisam nascer a partir da semeadura da Semente, que é o Evangelho. Após a semeadura há uma série de etapas que pacientemente precisamos empreender para ver os resultados nas vidas dos discípulos. Um discipulador impaciente é como um lavrador que põe sua lavoura a perder por queimar etapas.

 

Você, líder de célula, é o lavrador e os discípulos são os frutos nos quais você tem investido sua paciência. Porém, eles também têm uma vocação. Aproveite este estudo para ensina-los sobre a paciência que terão que desenvolver para cuidar dos Frutos Fiéis do Senhor.

 

Termine este estudo orando junto com os discípulos e pedindo ao Espírito Santo que remova a impaciência e que gere toda a paciência necessária para a cura da alma, a conquista das Promessas e a colheita de muitos frutos.

 

Na unção da colheita dos Frutos Fiéis,

 

Medite no Salmo 103




 

Nos Caminhos do Antigo Testamento: A Arca da Aliança

Também conhecida como ARCA DO CONSERTO, era o principal móvel de todo o TABERNÁCULO, era revestido de ouro, continha as TÁBUAS DA LEI , o POTE de MANÁ e a VARA de ARÃO.

SIGNIFICADOS:

1. Revestido de ouro: Representando a glória de Deus. Simbolizava também o TRONO DE DEUS, onde havemos de comparecer.
2. Tábuas da Lei: Aqui guardadas nunca mais se quebraram, demonstrando que Deus vela pela sua PALAVRA.
3. Pote de Maná: Simboliza o alimento inesgotável que provem de Deus e não se deteriorará com o tempo.
4. A Vara de Arão: A vara que floresce eternamente. Simboliza o ornamento de uma nova vida. Tipifica também um ministério profundo.


O PROPICIATÓRIO:

Feito não só para servir de tampa da ARCA DO TESTEMUNHO, mas principalmente para servir de lugar onde os pecados eram cobertos, sendo o lugar da propiciação, isto é, da intercessão ou lugar do perdão. Feita em ouro puro, tinha 1,10 centímetros de comprimento por 0,66 centímetros de largura. Em cima tinha dois QUERUBINS de ouro batido, um em cada ponta da tampa, que formava uma só peça com a tampa. Os QUERUBINS ficavam um de frente para o outro, olhando para a tampa. As sua asas abertas cobriam a tampa.


 


Era i símbolo do TRONO DE DEUS, protegidos pelos QUERUBINS. No dia da EXPIAÇÃO o SUMO SACERDOTE aspergia sobre e diante do propiciatório. A tradição sustenta que essa aspersão era feita em forma de cruz. Naquela época a expiação era feita por Deus pelo seu povo.
 
O MAIS SAGRADO DE TODOS OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO. (Êxodo 25: 10 ao 22).
Essa arca era o símbolo da presença de Deus no meio de seu povo, que também é chamada de ARCA DA ALIANÇA.

Recebe o nome de ARCA DO TESTEMUNHO porque continha “AS TÁBUAS DA LEI”, que eram as prescrições estabelecidas pelo Senhor na aliança do Sinai.
Na ARCA DA ALIANÇA eram guardados: AS TÁBUAS DA LEI, A VARA DE ARÃO e O POTE DE MANÁ.

 


Era formada por duas partes: O PROPOCIATÓRIO, uma espécie de tampa e a ARCA propriamente dita.

 


Feita em madeira de acácia medindo 1,10 centímetros de comprimento, por 0,66 centímetros de largura e 0,66 centímetros de altura, era revestida de ouro puro por dentro e por fora. Em toda a sua volta tinha um remate de ouro. Foram colocados quatro argolas de ouro, uma em cada canto da ARCA, por onde passavam os cabos que a carregavam. Os cabos que não eram tirados da ARCA, também feitas de madeira de acácia e cobertos de ouro puro.

 

Dentro dessa ARCA foram colocadas as PEDRAS DA LEI ou TÁBUAS DA LEI, dadas a Moisés no Monte Sinai, um POTE DE MANÁ e a VARA DE ARÃO.

PEÇAS DA ARCA DO TESTAMENTO

As peças guardadas dentro da ARCA DO TESTAMENTO ou da ALIANÇA eram:

# Tabuas da Lei ou Pedras da Lei: Continham os dez mandamentos para o povo de Israel, fornecido por Deus a Moisés no monte Sinai. (Êxodo 24.12; Êxodo 31.18; Dt.9.9-11).
# Vara de Arão: Brotava naturalmente como uma prova do florescimento do povo de Israel. (Números 17: 1 ao 11).
# Pote de Maná: O “PÃO DO CÉU”. Que de acordo com Êxodo 16: 32, era guardado como recordação da provisão do Senhor ao povo de Israel durante os 40 anos no deserto. Era um sinal da ALIANÇA.
flocos de maná na grama